TELEFONES: (16) 3322-5111
(16) 3333-4627

A História do Churrasco

Na América do sul a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, a pecuária sempre foi uma das maiores riquezas em uma extensa região de pastagem natural que abrange parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai.

Com a destruição dos sete povos das missões em 1768, grande quantidade de gado foi abandonado e consequentemente anos depois um grande rebanho de gado selvagem havia se criado e se espalhado pelos pampas, posteriormente os tropeiros saiam em busca do farto tesouro que era a carne, o couro e o sebo.

Tinham pela frente muitos obstáculos que precisavam superar para obterem resultados financeiros, um deles era o transporte do gado de um local para o outro que se fazia necessário para a manutenção da engorda dos animais, outra era a lida com o gado, que afastava os homens de suas casas por longos períodos.

Longe de suas casas e no meio do nada os tropeiros tinham apenas recursos básicos para sobreviver. O churrasco então era a forma mais prática de fazerem suas refeições, pois tudo que era necessário para preparara refeição estava à mão: uma faca boa bem afiada, uma fogueira preparada no chão, espeto de galho verde que podia ser preparado na hora, um generoso pedaço de carne e sal, o mesmo sal que era e ainda hoje é utilizado como complemento na alimentação dos bovinos.

Quando a carne já estava assada os tropeiros se reuniam ao redor do fogo, contavam suas histórias e saboreavam o churrasco. O mesmo fogo que assava as carnes era mantido aceso para os tropeiros se aquecerem durante a noite principalmente no inverno com o frio intenso, pois repousavam no relento sob arvores ou em acampamentos improvisados próximo a seus rebanhos.

A referência exata sobre a origem do churrasco é desconhecida, mas tudo nos leva a crer que a partir do domínio do fogo na pré-história o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Os índios que habitavam a costa das três Américas assavam a carne de caca ao ar livre. Os índios tupis, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira para mantê-las conservadas e aptas à alimentação por mais tempo.

Mas foram os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, que tornaram o churrasco famoso e típico.

Com o tempo as técnicas de fazer churrasco foram sendo aperfeiçoadas e ao longo da historia o churrasco se transformou em um ícone da culinária mundial, desde o século XVII no Rio Grande do Sul quando surgiu o estilo gaúcho de fazer churrasco, a evolução das técnicas não parou. Hoje o churrasco já se difundiu pelo mundo e virou sinônimo de comemoração e confraternização entre famílias e amigos nas mais diversas ocasiões.

 

Temos uma adega repleta de vinhos especialmente selecionados do Brasil e do Mundo. Saiba Mais


FOTOS

Confira as fotos do nosso amplo ambiente, climatizado, com lan house e playground interno! Veja a Galeria

ACEITAMOS

Ponto Grill Churrascaria - Todos os Direitos Reservados - Rua Itália, 393
CEP: 14802-240 - Araraquara - SP - (16) 3322-5111 / (16) 3333-4627
www.pontogrill.com.br | contato@pontogrill.com.br
desenvolvido por TECHS